terça-feira, 19 de agosto de 2014

21° Trekker Trek de Holambra - Despedida do Sr. João Eltink


A 21a edição do Trekker Trek 2014, em Holambra, superou mais uma vez as expectativas. Com a arquibancada lotada, o evento atraiu milhares de pessoas para assistir à competição de tratores turbinados realizada no domingo, 17 de agosto, no Centro Esportivo Tubantia. A prova, organizada pela Associação Brasileira de Trekker Trek (ABTT), contou com a disputa das categorias Super Agrícola, na qual competem os tratores utilizados no campo e que vem crescendo anualmente, e a Livre, com os tratores superpotentes.

Na disputa da Categoria Livre participaram 14 equipes. A 4.400 kg, que conta com os tratores mais potentes e é sempre a mais empolgante, teve como campeão a equipe Bandido/Luiz Antonio Barbosa da Silva, que já havia vencido em 2013. Em segundo lugar ficou Dick Vigarista/Henrique Reijers e em terceiro Delta Power/Patrick Groot.

Na 3.400 kg quem venceu foi o time Dick Vigarista/Geraldo Reijers com Yellow Power/Renato Eltink chegando em segundo e Bandido em terceiro. Na 2.500 kg, o primeiro lugar ficou com Silver Star/Henricus Walravens e Yellow Power/Renato Eltink novamente com a segunda colocação, enquanto Twister/Marcos Eltink chegou em terceiro.

A colocação dos Iniciantes terminou com Alligator/Leandro Barbosa da Silva no topo, Trator Show/Claudio Scheltinga em segundo e Furação/Marcos Eltink em terceiro. De acordo com a organização do Trekker Trek, houve um erro de comunicação dos medidores, por isso o pódio dessa categoria foi alterado após a análise das imagens gravadas da competição. Dessa forma, o grande vencedor foi Leandro Barbosa da Silva com seu trator Alligator. Mais uma vez os irmãos Leandro e Luís fizeram bonito na competição levantando a torcida da arquibancada.

Competição mais equilibrada

Para o piloto e diretor da ABTT, Marcos Eltink, a cada ano o Trekker Trek fica mais competitivo e empolga ainda mais o público. "Todas as categorias estão investindo em seus tratores e isso torna a disputa mais atraente para o público e equilibrada para as equipes", disse. Já o presidente da ABTT, Paulo Reijers, destacou a tecnologia que os times estão utilizando. "O desempenho do trator Delta Power é acompanhado online pelo computador da equipe no caminhão", explicou. "Vendo o desempenho aqui, temos parâmetros para ajustar o trator para a próxima puxada", acrescentou o piloto Patrick Groot.

O Trekker Trek 2014 marcou a despedida do veterano da pista: o Sr. Johannes Eltink, que fez uma puxada de despedida com o trator Fenômeno. A duas semanas de completar 73 anos, ele disse que já deu sua contribuição ao esporte como piloto e organizador desde o início, em 1992, ajudando a fundar a ABTT, da qual foi o primeiro presidente. "Achei melhor vender o trator, mas continuo com a mesma energia e vou apoiar o evento motivando meu filho Renato e todos os participantes", declarou.

Na categoria Super Agrícola, é visível o crescente interesse dos competidores. Nesta edição, a prova contou com a presença de 17 tratores, sendo 11 da colônia de Castrolanda, de Castro (PR). Entre eles, chamou a atenção a piloto Maria Luiza Canha Barkema. "Aprendi a dirigir em um trator com meu pai. Esse ano, foi a primeira vez que disputei a competição, tanto em Castrolanda quanto aqui e quero continuar porque é muito gostoso", disse a piloto e agrônoma. O esposo de Maria Luiza já participa do Trekker Trek há vários anos. Reinder Barkema, com o trator Tigrão, foi o segundo colocado na categoria 7.500 kg. Outro casal que também participa sempre juntos na Super Agrícola é Luiz Antonio e Patricia Barbosa da Silva.


Confira a lista completa da classificação:


Categoria livre
Iniciantes – 2.400 kg

1º Alligator/Leandro Barbosa da Silva
2º Trator Show/Claudio Scheltinga
3º Furacão/ Marcos Eltink

2.500 kg
1º Silver Star/Henricus Walravens
2º Yellow Power/Renato Eltink
3º Twister/Marcos Eltink

3.400 kg
1º Dick Vigarista/Geraldo Reijers
2º Yellow Power/Renato Eltink
3º Bandido/Luiz Antonio Barbosa da Silva

4.400 kg
1º Bandido/Luiz Antonio Barbosa da Silva
2º Dick Vigarista/Henrique Reijers
3º Delta Power/Patrick Groot


Super Agrícola


7.500 kg
1º Predador/Paulo Afonso Socela
2° Tigrão/Reinder Barkema Neto
3º Avassalador/Luiz Antonio Barbosa da Silva

6.500 kg
1º Predador/Paulo Afonso Socela
2º Kaiporão/Frederick Wolters
3º Teimoso Tibagiano/Ricardo Bouwman

5.500 kg
1º Teimoso Tibagiano/Ricardo Bouwman
2º Diabo Verde/José Barbosa da Silva
3º Rocky Balboa/Richard Bosmuller

4.500 kg
1º Rocky Balboa/Richard Bosmuller
2º CBTzão/Eltje J. Groenwold
3º Eldorado/Leonard Loman

3.500 kg
1° Fúria Amarela/Claudio Scheltinga
2º Trator 35/Rogério dos Santos
3° Perkão/Henricus Scheltinga

2.500 kg
1º Rednek/Herman Weijenborg
2° Kaçulinha/Heleno O. Guarnieri
3º Gambu/Sérgio Wopereis

[Fotos: Osvaldo Furiatto - Mira e Clica]

Nenhum comentário:

Postar um comentário